Com a implementação do fórum de autoavaliação e também do planejamento estratégico que vem ocorrendo desde o ano de 2019, acreditamos que os riscos têm sido minimizados com a análise e discussão promovida com o corpo docente, discente, egressos, comissão do programa e instâncias superiores como o Colegiado de Pós-Graduação do Instituto de Artes e diretorias do Decanato de Pós-Graduação.

 

O DPG realizou com os programas os seus planejamentos estratégicos, tendo como referências as matrizes SWOT e GUT – na primeira, identificando os pontos fortes, os pontos fracos, as oportunidades e as ameaças, e no segundo medindo as prioridades. Ademais, atividades diversas de formação e capacitação sobre temas-chave, como, por exemplo, a Oficina para Elaboração de Relatório Anual e a Oficina para Planejamento Estratégico e Autoavaliação – ambas com o apoio e a participação da CAPES – bem como a capacitação para o uso dos sistemas SciVal e Turnitin.

 

Dentre as outras ações empreendidas pelo DPG/UnB para apoiar o planejamento e a gestão dos programas de pós-graduação, destaca-se a elaboração própria de algoritmos, que tem permitido o mapeamento da produção intelectual de docentes e discentes, a comparação de dados dos nossos PPGs com outros no Brasil, a compilação de informações sobre a consolidação acadêmica, entre outras realizações. Igualmente, a aquisição institucional do sistema SciVal vem proporcionando a geração de métricas voltadas para o fortalecimento dos PPGs, assim como a aquisição de licença do sistema Turnitin tem promovido a capacitação da produção com qualidade e originalidade com acesso aos docentes e discentes dos PPGs.

 

O Planejamento Estratégico PPGMUS-UnB foi delineado e colocado em prática no biênio (2019-2020) e com ações para o quadriênio (2021-2024). Este documento está disponível no site do programa (www.ppgmus.unb.br), bem como no arquivo da proposta em PDF no Relatório Sucupira. O documento evidencia os indicadores para coletar questões e informações que abordam resultados e processos internos do programa. Para tanto, e com base no modelo de análise situacional elaborado pelo DPG, foi solicitado todo empenho do corpo docente, discente, egressos e técnicos na elaboração deste levantamento da percepção individual acerca dos desafios do PPGMUS-UnB para o alcance dos objetivos do programa. No arquivo da proposta de curso do doutorado inserimos uma pequena amostra, em documento PDF, com base nas primeiras coletas realizadas até o momento.

 

    1. Qual é o papel do Programa de Pós-graduação em Música na política de pós-graduação da Universidade de Brasília na região Centro-Oeste?

    2. Quais os principais desafios do Programa de Pós-graduação para desempenhar o seu papel?

    3. Como você imagina o Programa de Pós-graduação daqui a dez anos?

    4. Quem são as partes interessadas do Programa de Pós-graduação?

    5. Quais os principais resultados que o Programa de Pós-graduação deverá entregar para as partes interessadas?

    6. Existem desafios para o processo decisório do Programa de Pós-graduação? Quais são? Quais os principais desafios para promover maior agilidade nos processos do trabalho?

    7. Quais os desafios para fortalecer o relacionamento e a comunicação com as partes interessadas? Há desafios de comunicação no Programa de Pós- graduação?

    8. Quais são os principais desafios para a gestão e o desenvolvimento de pessoas no Programa de Pós-graduação?

    9. Quais são os principais desafios para a infraestrutura e tecnologia?

    10. Há desafios perante a gestão financeira e a disponibilidade de recursos?

    11. Há mais alguma informação que gostaria de acrescentar?

 

As respostas serão utilizadas para a construção da Matriz SWOT apontando as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças.

 

S: Quais são os reais pontos fortes? Aspectos positivos do Programa de Pós-graduação que auxiliam no desempenho ou no cumprimento dos objetivos da pós- graduação.

 

W: Quais os reais pontos fracos? Aspectos negativos do Programa de Pós-graduação que podem dificultar o cumprimento dos objetivos da pós-graduação. Fatores que precisam ser melhorados ou implementados .

 

O: Quais são as oportunidades? Fatores externos ao Programa de Pós-graduação, atuais ou potenciais, que podem representar novos caminhos e/ou soluções para otimizar os objetivos da pós-graduação.

 

T: Quais são as ameaças ? Fatores externos ao Programa de Pós-graduação, atuais ou potenciais, que podem impactar negativamente os objetivos da pós- graduação.

 

Referências

Plano de autoavaliação da Universidade de Brasília – período 2017-2020 <http://www.dpo.unb.br/images/phocadownload/documentosdegestao/autoavaliacaoinstitucional/Plano-de-autoavaliao-2017.pdf>

 

*O Planejamento Estratégico está disponível no site.
** A matriz SWOT está disponível no arquivo da proposta do relatório sucupira do último quadriênio.

 

Os passos que o PPGMUS-UnB está seguindo na implementação do curso de doutorado seguem as mesmas diretrizes acima mencionadas. Mas o ponto central que sustenta o planejamento e gerenciamento de riscos está na implementação do Fórum Permanente de Egressos, que terá a sua terceira edição em setembro de 2023, sob a coordenação da professora Delmary Vasconcelos de Abreu, coordenadora do PPGMUS, e do professor convidado, Sérgio Luiz Ferreira de Figueiredo da UDESC, que atuou como professor visitante no biênio 2021-2022, trabalhando no projeto de pesquisa relacionado aos impactos da formação dos egressos no programa. Nessa próxima edição fortaleceremos a análise das proporções e interesses dos egressos para o ingresso no curso de doutorado. Também está sendo aplicado um questionário para egressos a fim de analisarmos o cenário na região Centro-Oeste com potenciais que possam aprimorar o planejamento e ações do PPGMUS-UnB.

 

A comissão do PPGMUS-UnB está atenta ao planejamento de respostas aos eventuais riscos, descrevendo estratégias de respostas adequadas à relevância do risco para aumentar oportunidades e reduzir ameaças, medido segundo o plano estratégico de ação.