A autoavaliação institucional é ação prioritária na Universidade de Brasília. O modelo de autoavaliação institucional da UnB contempla ações que objetivam a análise sistemática da qualidade acadêmica e administrativa da Instituição, tendo como base os princípios e diretrizes definidas no Projeto Político Pedagógico Institucional (PPPI) e Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) e considerando a missão e o planejamento da Universidade como eixo norteador dos processos de avaliação interna e externa da Universidade.

A Comissão Própria de Avaliação (CPA) produz relatórios anuais de autoavaliação institucional da UnB, em um trabalho conjunto com as unidades acadêmicas e administrativas e a Administração Superior. Dezenas de seminários de autoavaliação foram realizados com faculdades e institutos ao longo do último quadriênio, sobretudo através do Programa AvaliaUnB, fomentando a cultura de avaliação institucional, refletindo sobre os indicadores acadêmicos e auxiliando os processos de avaliação interna e externa.

O Decanato de Pós-Graduação realizou em outubro de 2019, com a participação da CAPES, o 4o Seminário de Avaliação dos Programas de Pós-Graduação da UnB, que orientou um processo formativo constante de autoavaliação institucional. Os resultados da autoavaliação do programa contribuem para o planejamento estratégico do PPG e da unidade acadêmica. Nos anos de 2020 e 2021, considerando o cenário da pandemia, não foram realizadas a 5ª e 6ª edições do seminário pelo DPG. De modo que, com base nas orientações anteriores, coube a cada Programa realizar o seu próprio seminário interno de forma remota.

Assim, apresentamos os relatórios consolidados anualmente: