Objetivo do curso de Mestrado

Por meio de recortes metodológicos que sustentem procedimentos de pesquisa em Música, relativos a seus aspectos criativos, teóricos e pedagógicos, este Mestrado tem como objetivos investigar a música na contemporaneidade, seus processos de criação e formação e suas interfaces com outros campos do conhecimento, bem como produções musicais em seus processos de construção de saberes e fazeres.

 

Perfil do egresso

O perfil almejado para o egresso, que é também critério no processo de seleção, é de um profissional que possa atuar em diversos campos da música: pesquisa, ensino, ação social transformadora e atuação nas diversas dimensões das práticas musicais. Ao fortalecer e singularizar seu arcabouço teórico-prático por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa, que pode ser acompanhado de processo criativo, performático ou de ensino, este profissional egresso poderá contribuir significativamente para o aprimoramento das produções artísticas, bibliográficas, metodológicas e pedagógicas, constituindo-se como um profissional cada vez mais apto a provocar transformações positivas no seu meio social.

 

Área de Concentração: Criação e Formação

A área de concentração Criação e Formação abarca duas linhas de pesquisa. A linha A concentra os processos de criação música enquanto a linha B os processos de formação em música. A área de concentração promove a consonância das linhas e projetos de pesquisa do corpo docente do Programa garantindo a qualidade da formação profissional esperada de um programa de pós-graduação.

 

A área de concentração se caracteriza por temáticas relacionadas à criação musical relacionada a processos teóricos e históricos, como também às temáticas relacionadas à formação – seja na atuação do egresso como docentes de música ou qualificação da performance artística.

 

Linhas de Pesquisa

Linha A – Processos de Criação em Música

Esta linha dedica-se à reflexão teórica, prática e metodológica dos aspectos relacionados aos diversos estratos da criação em música. A partir de conteúdos filosóficos, históricos, sociológicos, antropológicos, econômicos e políticos, a reflexão nesta linha volta-se ao ato da criação e aos processos musicológicos através de abordagens epistemológicas inter e transdisciplinares. Procura-se investigar e problematizar as questões que embasam, definem e explicitam a compreensão da dinâmica do ato da criação e dos conteúdos musicológicos que se formam e se consolidam através dos tempos. Abrange ainda estudos multidisciplinares norteados pela influência das epistemologias contemporâneas das tecnologias na produção intelectual e nas interfaces musicais.

 

Linha B – Processos de Formação em Música

Estudo, reflexão, análise das dimensões da formação no âmbito individual e coletivo. Tais dimensões levam em consideração os processos, as abordagens, as metodologias, as formas de ensino e aprendizagem da música, seus currículos, suas tecnologias, suas práticas, sua técnica, sua interpretação musical e construção da performance envolvendo tanto a obra a ser executada como o executante. As dimensões formativas abarcam tanto a (auto)formação para execução de uma forma musical quanto da narratividade do sujeito.

 

Estrutura Curricular

O Programa de Pós-Graduação em Música possui duas linhas de pesquisas, a saber: Linha A - Processos de Criação em Música e Linha B - Processos de Formação em Música.

 

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Abaixo apresentamos dois modelos de fluxos que poderão ser realizados pelos discentes:

 

Linha A - Processos de Criação em Música

 

Linha B - Processos de Formação em Música