Objetivo do curso de Mestrado
Por meio de recortes metodológicos que sustentem procedimentos de pesquisa em Música, relativos a seus aspectos criativos, teóricos e pedagógicos, este Mestrado tem como objetivos investigar a música na contemporaneidade, seus processos de criação e formação e suas interfaces com outros campos do conhecimento, bem como produções musicais em seus processos de construção de saberes e fazeres.
Perfil do egresso
O perfil almejado para o egresso, que é também critério no processo de seleção, é de um profissional que possa atuar em diversos campos da música: pesquisa, ensino, ação social transformadora e atuação nas diversas dimensões das práticas musicais. Ao fortalecer e singularizar seu arcabouço teórico-prático por meio do desenvolvimento de projeto de pesquisa, que pode ser acompanhado de processo criativo, performático ou de ensino, este profissional egresso poderá contribuir significativamente para o aprimoramento das produções artísticas, bibliográficas, metodológicas e pedagógicas, constituindo-se como um profissional cada vez mais apto a provocar transformações positivas no seu meio social.
Área de Concentração: Criação e Formação
A área de concentração Criação e Formação abarca duas linhas de pesquisa. A linha A concentra os processos de criação música enquanto a linha B os processos de formação em música. A área de concentração promove a consonância das linhas e projetos de pesquisa do corpo docente do Programa garantindo a qualidade da formação profissional esperada de um programa de pós-graduação.
A área de concentração se caracteriza por temáticas relacionadas à criação musical relacionada a processos teóricos e históricos, como também às temáticas relacionadas à formação – seja na atuação do egresso como docentes de música ou qualificação da performance artística.
Linhas de Pesquisa
Linha A – Processos de Criação em Música
Esta linha dedica-se à reflexão teórica, prática e metodológica dos aspectos relacionados aos diversos estratos da criação em música. A partir de conteúdos filosóficos, históricos, sociológicos, antropológicos, econômicos e políticos, a reflexão nesta linha volta-se ao ato da criação e aos processos musicológicos através de abordagens epistemológicas inter e transdisciplinares. Procura-se investigar e problematizar as questões que embasam, definem e explicitam a compreensão da dinâmica do ato da criação e dos conteúdos musicológicos que se formam e se consolidam através dos tempos. Abrange ainda estudos multidisciplinares norteados pela influência das epistemologias contemporâneas das tecnologias na produção intelectual e nas interfaces musicais.
Linha B – Processos de Formação em Música
Estudo, reflexão, análise das dimensões da formação no âmbito individual e coletivo. Tais dimensões levam em consideração os processos, as abordagens, as metodologias, as formas de ensino e aprendizagem da música, seus currículos, suas tecnologias, suas práticas, sua técnica, sua interpretação musical e construção da performance envolvendo tanto a obra a ser executada como o executante. As dimensões formativas abarcam tanto a (auto)formação para execução de uma forma musical quanto da narratividade do sujeito.
Estrutura Curricular
O Programa de Pós-Graduação em Música possui duas linhas de pesquisas, a saber: Linha A - Processos de Criação em Música e Linha B - Processos de Formação em Música.
Clique aqui para conferir todas as ementas em um único arquivo.
Abaixo apresentamos dois modelos de fluxos que poderão ser realizados pelos discentes:
Linha A - Processos de Criação em Música
1º Semestre
- Pesquisa Dirigida 1 (PPG0090) - 1CR - ementa
- Processo da criação em música (PPG0050) - 4CR - ementa
- Metodologia da pesquisa (PPG/MUS2725) - 4CR - ementa
2º Semestre
- Pesquisa Dirigida 2 (PPG0091) - 1CR - ementa
- Fórum orientado de pesquisa (PPG0065) - 2CR - ementa
- Disciplina optativa - 2CR
- Estágio de docência supervisionado* (PPG/MUS2728) - 2CR - ementa
- Estágio de pesquisa** (PPG/MUS2729) - 2CR - ementa
* Obrigatória para os bolsistas CAPES, CNPq e demais instituições de fomento.
** Recursável e recomendável.
3º Semestre
- Pesquisa Dirigida 3 (PPG0093) - 1CR - ementa
- Defesa de projeto (PPG0121) - 0CR - ementa
- Disciplina optativa - 2CR
- Estágio de docência supervisionado* (PPG/MUS2728) - 2CR - ementa
- Estágio de pesquisa** (PPG/MUS2729) - 2CR - ementa
* Obrigatória para os bolsistas CAPES, CNPq e demais instituições de fomento.
** Recursável e recomendável.
4º Semestre
- Pesquisa Dirigida 4 (PPG0094) - 1CR - ementa
- Defesa de Trabalho Final - 0CR
Relação de disciplinas optativas
- Tópicos Especiais na Pesquisa em Música (PPG0005) - 4CR - ementa
- Fundamentos teóricos da Música (PPG0013) - 4CR - ementa
- Formação e Autoformação em Educação Musical (PPG/MUS2681) - 4CR - ementa
- Interpretação Musical em Contexto 1 (PPG0071) - 2CR - ementa
- Interpretação musical em contexto 2 (PPG0096) - 2CR - ementa
- Texto e contexto em música (PPG0074) - 2CR - ementa
- Etnografia em Música (PPG/MUS2449) - 2CR - ementa
- Produção Científica e/ou Artística (PPG0120) - 2CR - ementa
- Pedagogia do instrumento (PPG0083) - 2CR - ementa
- Música e historiografia (PPG0009) - 2CR - ementa
- TICs, Música e Educação (PPG0035) - 2CR - ementa
- Processos e Produtos em Novas Tecnologias em Música (PPG0084) - 2CR - ementa
- Práticas Musicais* (PPG0087) - 2CR - ementa
- Disciplinas de outros PPGs da UnB - 2CR - ementa
- Estágio de Docência Supervisionado** e *** (PPG/MUS2728) - 2CR - ementa
- Estágio de Pesquisa Supervisionado** (PPG/MUS2729) - 2CR - ementa
- Pesquisa Dirigida 3 (PPG0093) - 1CR - ementa
- Pesquisa Dirigida 4 (PPG0094) - 1CR - ementa
* A ser designada pelo professor orientador, com aprovação da Comissão de Pós-Graduação, após análise do projeto de pesquisa a ser desenvolvido.
** A ser designada pelo professor orientador.
*** Obrigatória para os bolsistas CAPES, CNPq e demais instituições de fomento.
Linha B - Processos de Formação em Música
1º Semestre
- Pesquisa Dirigida 1 (PPG0090) - 1CR - ementa
- Processos de formação em música (PPG0049) - 4CR - ementa
- Metodologia da pesquisa (PPG/MUS2725) - 4CR - ementa
2º Semestre
- Pesquisa Dirigida 2 (PPG0091) - 1CR - ementa
- Fórum orientado de pesquisa (PPG0065) - 2CR - ementa
- Disciplina optativa - 2CR
- Estágio de docência supervisionado* (PPG/MUS2728) - 2CR - ementa
- Estágio de pesquisa supervisionado** (PPG/MUS2729) - 2CR - ementa
* Obrigatória para os bolsistas CAPES, CNPq e demais instituições de fomento.
** Recursável e recomendável.
3º Semestre
- Pesquisa Dirigida 3 (PPG0093) - 1CR - ementa
- Defesa de projeto (PPG0121) - 0CR - ementa
- Disciplina optativa - 2CR
- Estágio de docência supervisionado* (PPG/MUS2728) - 2CR - ementa
- Estágio de pesquisa supervisionado** (PPG/MUS2729) - 2CR - ementa
* Obrigatória para os bolsistas CAPES, CNPq e demais instituições de fomento.
** Recursável e recomendável.
4º Semestre
- Pesquisa Dirigida 4 (PPG0094) - 1CR - ementa
- Defesa de Trabalho Final - 0CR
Relação de disciplinas optativas
- Tópicos Especiais na Pesquisa em Música (PPG0005) - 4CR - ementa
- Fundamentos teóricos da Música (PPG0013) - 4CR - ementa
- Formação e Autoformação em Educação Musical (PPG/MUS2681) - 4CR - ementa
- Interpretação Musical em Contexto 1 (PPG0071) - 2CR - ementa
- Interpretação musical em contexto 2 (PPG0096) - 2CR - ementa
- Texto e contexto em música (PPG0074) - 2CR - ementa
- Etnografia em Música (PPG/MUS2449) - 2CR - ementa
- Produção Científica e/ou Artística (PPG0120) - 2CR - ementa
- Pedagogia do instrumento (PPG0083) - 2CR - ementa
- Música e historiografia (PPG0009) - 2CR - ementa
- TICs, Música e Educação (PPG0035) - 2CR - ementa
- Processos e Produtos em Novas Tecnologias em Música (PPG0084) - 2CR - ementa
- Práticas Musicais* (PPG0087) - 2CR - ementa
- Disciplinas de outros PPGs da UnB - 2CR - ementa
- Estágio de Docência Supervisionado** e *** (PPG/MUS2728) - 2CR - ementa
- Estágio de Pesquisa Supervisionado** (PPG/MUS2729) - 2CR - ementa
- Pesquisa Dirigida 3 (PPG0093) - 1CR - ementa
- Pesquisa Dirigida 4 (PPG0094) - 1CR - ementa
* A ser designada pelo professor orientador, com aprovação da Comissão de Pós-Graduação, após análise do projeto de pesquisa a ser desenvolvido.
** A ser designada pelo professor orientador.
*** Obrigatória para os bolsistas CAPES, CNPq e demais instituições de fomento.