Linha A: Processos de Criação em Música |
Esta linha dedica-se à reflexão teórica, prática e metodológica dos aspectos relacionados aos diversos estratos da criação em música. A partir de conteúdos filosóficos, históricos, sociológicos, antropológicos, econômicos e políticos, a reflexão nesta linha volta-se ao ato da criação e aos processos musicológicos através de abordagens epistemológicas inter e transdisciplinares.
Procura-se investigar e problematizar as questões que embasam, definem e explicitam a compreensão da dinâmica do ato da criação e dos conteúdos musicológicos que se formam e se consolidam através dos tempos. Abrange ainda estudos multidisciplinares norteados pela influência das epistemologias contemporâneas das tecnologias na produção intelectual e nas interfaces musicais.
Professores vinculados:
-
Antenor Ferreira Corrêa
-
Beatriz Duarte Pereira de Magalhães Castro
-
Bojin Iliev Nedialkov
-
Flávio Santos Pereira
-
Matthias Lewy
-
Sérgio Nogueira Mendes
-
Tatiana Olivieri Catanzaro
Linha B: Processos de Formação em Música |
Estudo, reflexão, análise das dimensões da formação no âmbito individual e coletivo. Tais dimensões levam em consideração os processos, as abordagens, as metodologias, as formas de ensino e aprendizagem da música, seus currículos, suas tecnologias, suas práticas, sua técnica, sua interpretação musical e construção da performance envolvendo tanto a obra a ser executada como o executante.
As dimensões formativas abarcam tanto a (auto)formação para execução de uma forma musical quanto da narratividade do sujeito.
Professores vinculados:
-
Delmary Vasconcelos de Abreu
-
Flávia Motoyama Narita
-
Jéssica de Almeida
-
Marcus Vinícius Medeiros Pereira
-
Paulo Roberto Affonso Marins
-
Ricardo Dourado Freire
-
Sonia Marta Rodrigues Raymundo