Área de Concentração: CRIAÇÃO E FORMAÇÃO

 

A área de concentração se caracteriza por temáticas relacionadas à criação musical relacionada a processos teóricos e históricos, como também às temáticas relacionadas à formação – seja na atuação do egresso como docentes de música ou qualificação da performance artística e, também, àquelas temáticas relacionadas à criação musical relacionada a processos teóricos e históricos.

 

Linha A: Processos de Criação em Música
Título da pesquisa Docente
Interações entre música e imagem: processos composicionais em obras áudio-visuais Antenor Ferreira Correa
Música Brasileira: Texto, Contexto, Práticas e Modos de Difusão Beatriz Duarte Pereira de Magalhães Castro
Análise musical orientada para a Interpretação Musical Bojin Iliev Nedialkov
Processos de Criação e Metodologias de Análise em
Música
Flávio Santos Pereira
Além do punctum vistum: A ecologia sonora dos moradores da região circum Roraima Matthias Lewy
Técnicas e Materiais da Música no Século XX Sérgio Nogueira Mendes
Epistemologia e práxis da composição e análise musicais fundadas na música baseada no som através de ferramentas interdisciplinares advindas da psicoacústica, neurociência, ciências cognitivas e ciências da computação Tatiana Olivieri Catanzaro

 

Linha B: Processos de Formação em Música
Título da pesquisa Docente
Música, Educação e Pesquisa (Auto)biográfica: da diversidade de fonte às práticas formativas Delmary Vasconcelos de Abreu
Educação Musical para uma (trans)formação humanizadora Flávia Motoyama Narita
Formação Profissional em música no Brasil: produção, características contextos e impactos Jéssica de Almeida
Códigos de legitimação nos currículos relacionados à música: da prescrição às práticas Marcus Vinicius Medeiros Pereira
Tecnologias da Informação e Comunicação no Processo de Formação em Música Paulo Roberto Affonso Marins
Processos de formação e aprendizagem musical na infância Ricardo José Dourado Freire
Prática e Pedagogia da Performance Musical Sonia Marta Rodrigues Raymundo