Inicialmente o Programa de Pós-Graduação em Música teve como área de concentração a Música em Contexto, assim permanecendo de 2004 até 2018. No ano de 2019, motivado também pelo relatório de meio-termo da CAPES, entendeu-se como urgente a necessidade de fazer uma autoavaliação profunda na missão e identidade do Programa.

 

Procedeu-se à análise do perfil dos egressos do curso de mestrado acadêmico e também o impacto social, econômico e cultural na região Centro-oeste. Concluiu-se que o domínio de conhecimento ao qual se referem as atividades do Programa tem o caráter de um conjunto de conhecimentos inter-relacionados coletivamente. Em função do objeto de investigação, dos objetos de estudo e dos procedimentos teóricos e metodológicos amplamente utilizados, chegou-se ao consenso de que a área de concentração se caracteriza por temáticas relacionadas à criação musical em processos teóricos e históricos, como também à formação musical. com temáticas referentes ao perfil dos egressos do curso de mestrado acadêmico, assim como seu impacto social, econômico e cultural na região Centro-Oeste. A análise também incluiu as temáticas relacionadas às atividades de pesquisas do Programa, assim como sua respectiva produção intelectual. Definiu-se pela área de concentração voltada para a Criação e Formação. Assim, decidiu-se por finalizar na data de 19/12/2019 a Área de Concentração Música em Contexto, ativando a nova Área de Concentração denominada Criação e Formação. Em consequência, foram reestruturadas também as Linhas de Pesquisa para: Linha A – Processos de Criação em Música e Linha B - Processos de Formação em Música. Atualmente o corpo docente conta com 12 professores credenciados como permanentes, sendo dez do quadro do Departamento de Música e dois de outros IES.

 

Com a configuração estabelecida a partir das características da formação pós-graduada do corpo docente em distintas áreas do conhecimento musical em universidades de renome de diferentes países, o PPGMUS-UnB tem sido um polo gerador de conhecimento em música por meio da pesquisa e da prática musical, sintonizado com o princípio da formação de profissionais capazes de gerar conhecimento científico e artístico, qualificando-os para a atuação direta no meio acadêmico-musical do país. Em seus 20 anos de atuação, o Programa tem cumprido um papel de grande relevância na titulação e nucleação de docentes e artistas na região Centro-Oeste e de outras regiões do Brasil, com destaque para as regiões Norte e Nordeste, bem como de países da América Latina.

 

Até o ano de 2023 o programa formou 170 mestres. Conforme mapeamento de egressos, feito no ano de 2019, 2020, 2021, assim como dados do Fórum Permanente de Egressos realizado no ano de 2022 e 2023, é possível observar que a maioria dos titulados, cerca de 80%, atuam como docentes de música em instituições de ensino da rede pública de escolas de educação básica. Também se destacam egressos que, com o nível de mestrado, fizeram concursos em instituições públicas de ensino superior, prioritariamente públicas, localizadas na região Centro-Oeste, com destaque para os Institutos Federais de Brasília, Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, bem como na região Norte e Nordeste do Brasil, com destaque para Universidades e Institutos Federais do Amapá, Ceará, Tocantins e Pará. Além disso, diversos egressos também atuam na educação profissional, principalmente na Escola de Música de Brasília e também em outros espaços educativos, artísticos e culturais onde práticas reflexivas são oriundas de um pensamento crítico nutrido pela pesquisa realizada no PPGMUS-UnB.

 

Diante do exposto, tornou-se essencial ampliar a qualificação de egressos, considerando a oferta de curso de doutorado para o aprofundamento da formação de pesquisadores na área de música. Além da ênfase na qualificação de pesquisadores, o doutorado também funciona como indicador de adequação na qualidade para a formação de profissionais na área de música com perfil para atuar em cursos de graduação e pós-graduação na região Centro-Oeste do país, assim, como em outros níveis educacionais e outros espaços educacionais.

 

Os pilares do programa estão calcados nas atividades de pesquisas teóricas e artísticas que visam, respectivamente, à geração de conhecimento científico e artístico com suas tecnologias e inovações. Entendemos, assim, que a área, as duas linhas, e as disciplinas estão consoantes aos projetos de pesquisa do corpo docente do Programa e à formação específica do corpo discente, garantindo a qualidade da formação profissional esperada de um programa de pós-graduação. Primando pelo registro histórico dos relatórios anteriores, retemos aqui a descrição da história do PPGMUS-UnB e da sua evolução ao longo do tempo, atualizando dados e fornecendo elementos de como o PPGMUS se insere na região geográfica e na Área e subáreas de conhecimento.

 

Com a implantação da Pós-Graduação no Brasil na área de ARTES/Música, em meados dos anos 60, segundo moldes da época, a Universidade de Brasília passou a permitir o acesso aos escalões universitários mais elevados por meio de defesas diretas de dissertações de mestrado e teses de doutorado, para as quais eram solicitados pareceres de dois especialistas externos. A partir dos anos 90, ao renovar o seu quadro docente pela aposentadoria dos docentes ingressos durante as décadas de 60 a 80, o Departamento de Música passa a contar com geração de docentes titulados nos novos moldes acadêmicos, sendo que a grande maioria tem qualificação em nível de doutorado em música, os demais em áreas afins. Além disso, 60% do quadro de docentes do PPGMUS-UnB possuem pós-doutorado.

 

Com relação às atividades de ensino musical no Distrito Federal, a Escola de Música de Brasília, conta com corpo discente regular de nível médio de mais de 2000 alunos, muitos dos quais ingressam no curso de graduação em música e, posteriormente, em busca de aperfeiçoamento, na Pós-Graduação em Música da UnB.

 

Além disso, o Distrito Federal conta com rede pública de ensino abrangente a alcançar a região do “Entorno” e “RIDE,” que tem se beneficiado de ações na Educação Básica, algumas das quais desenvolvidas ao nível da Extensão pelo próprio Departamento de Música da UnB. Indicadores destas ações subscrevem os altos índices de desenvolvimento humano da região no contexto brasileiro, cujos egressos têm buscado acesso à Universidade de Brasília em nível de Bacharelado e Licenciatura em Música.

 

Destaca-se ainda a expansão do Ensino à Distância ofertado pelo Departamento de Música no contexto da Universidade Aberta do Brasil (UAB-UnB), que oferta cursos de licenciatura e especialização abrangendo a formação inicial e continuada de professores de música. Tais cursos têm abrangido 12 polos em 7 estados brasileiros (Acre, Goiás, Minas Gerais, Roraima, Tocantins, Mato Grosso, e São Paulo), possibilitando ampla disseminação do trabalho pedagógico em Música realizado pelo Departamento.

 

Antes da implantação do Programa de Pós-Graduação em Música, estes alunos, uma vez diplomados na Graduação, não tinham opção de continuar os estudos pós-graduados na Universidade de Brasília ou na região, restando-lhes emigrar para outros estados ou para outras áreas, ou simplesmente não dar continuidade a uma formação em nível de Pós-Graduação. Cabe destacar que a mesma situação se manifesta atualmente em nível de Doutorado, exigindo ações concretas urgentes devido ao crescimento da demanda para este curso, principalmente pelos egressos do próprio PPGMUS-UnB. Ressaltamos que não há, atualmente, Programa de Doutorado em Música na região Centro-Oeste, constituindo-se como um contexto análogo ao período anterior a 2004, quando da criação do Programa do Mestrado em Música da UnB.

 

No ano de 2020, aprovamos no fórum de autovaliação a minuta do curso de Doutorado em Música, com o objetivo de atender a necessidade de consolidação no plano institucional das suas atividades de Pesquisa e Pós-Graduação, em atendimento às demandas local, regional e nacional, dada a centralidade geográfica da Universidade de Brasília e seu histórico inovador no plano conceitual, cujo objetivo-mestre vem sendo o de inserir no contexto nacional e, principalmente, regional uma qualidade acadêmica de excelência nos cursos de pós-graduação.

 

O quadriênio 2017-2020 foi marcado por mudanças, no esforço de uma reestruturação profunda do Programa de Pós-Graduação em Música. Frente à necessidade reconhecida pelo corpo docente de repensar a atuação, os propósitos e impactos social, econômico e cultural do PPGMUS, a partir do segundo semestre de 2019 foi desencadeado processo de profunda reestruturação do Programa.

 

Nossos indicadores de autoavaliação, instrumentalizados para identificarmos e analisarmos documentos norteadores para o planejamento do Programa mostram, pela análise do perfil dos egressos, discentes e docentes, o atual papel do Programa, ressaltando a sua importância para a região Centro-Oeste. Estamos considerando nesta análise os cenários externos, principalmente o da região Centro-Oeste que atualmente conta apenas com o Programa de Pós- Graduação em Música da Universidade de Brasília. O PPGMUS-UnB acolhe, pelos editais de seleção, estudantes de todo país, com destaque para aqueles que, pela proximidade, residem na região Centro-oeste, especialmente no Distrito Federal e no Estado de Goiás. Por ser uma região central em que os voos diretos ocorrem para todas as capitais do país, o programa também tem atraído estudantes de todo país, com destaque para a região Norte, que não possui nenhum programa de pós-graduação em música no nível acadêmico.