Destaques Quadriênio 2021-2024

 

 

Linha A: Processos de Criação em Música
Docente Docente
Antenor Ferreira Correa

TÁR: hierarquias de poder, política e regentes.

 

Música e subjetivação: sugestão de uma análise musical psicanaliticamente orientada.

 

A questão da não-linearidade no âmbito da composição para jogos digitais.

 

Black Bottom Blues: reflexões etnomusicológicas e historiográficas sobre estereótipos do Blues.

Beatriz Duarte Pereira de Magalhães Castro

Música no Distrito Federal: Interferências, Mobilidade de Trânsitos Numa Perspectiva de Cartografia Musical.

 

A Estética Do Frio E Seu Idiomatismo violonístico: Uma análise Do Songbook De Vitor Ramil.

 

Historiografia musical brasileira como operação musicológica: fragmentos de um 'Heroe, egregio, douto, peregrino' esforço para além do americanismo musical.

 

O nu e o vestido: o corpo nos desdobramentos da Semana de 1922 em representações iconográficas musicais no século XX.

Bojin Iliev Nedialkov

Reading of Dostoevsky after the “The House of the Dead”.

 

Education in Music in the Midst of a Pandemic.

 

The New Reality of University Education in Music During a Pandemic in Brazil.

 

Lançamento de CD Trio de Palhetas da UnB.

Flávio Santos Pereira

Deciphering Flavio Pereira’s Reading of Dostoevsky after the The House of the Dead.

 

CD ProPaGaMus vol.1 'Leitura de Dostoiévski'.

 

CD ProPaGaMus vol.1 'Três Canções sobre Poemas de Fernando Pessoa'.

 

Publicação de Pequenos Retratos 1 pelo Instituto Piano Brasileiro, na série “Por dentro das partituras”.

Matthias Lewy

Jenseits des Raumes. Zur Handlungsmacht der Musikaufnahme

 

Buried in the Colonial Graveyard? Indigenous Sound Ontologies, Repatriation and the Ethics of Curating Ethnographic Sounds.

 

Resocializing recordings: Collaborative archiving and curating of sound as an agent of knowledge transfer.

 

Erinnern ist Aufführen – Transformation und multi-dividuelles Gedächtnis. Hörsitzungen mit Wachswalzenaufnahmen aus dem Jahre 1911 bei den heutigen Pemón (Venezuela/Brasilien).

Sérgio Nogueira Mendes

 A Barquinha de Mestre Daniel: Uma Etnografia da Música de Tradição Religiosa Ayahuasqueira Amazônica

 

A modernização do baião: aspectos composicionais e interpretativos da obra de Dominguinhos

 

CD PROPAGAMUS, VOL. 1 - SUITE MODAL PARA CLARINETA

Tatiana Olivieri Catanzaro

 (I)Materialismos: Grisey, Dufourt, e o limiar entre objeto e forma na música de processo.

 

“Intarsia,” for viola and electronics. Recorded by Aleksandra Demowska-Madejska in the album Nieoczywiste by PGM Audio in Canada.

 

“Intarsia, for viola and electronics.” Recorded by Rafaell Altino. Brazilian women composers: music for viola.

 

“Caged Bird,” for string trio and piano. Quarteto Boulanger commissioned it for the album Entre Brumas e Fúrias, recorded in Minas Gerais by an Independent label in Brazil

 

Linha B: Processos de Formação em Música
Docente Docente
Delmary Vasconcelos de Abreu  

Um ensaio sobre a musicobiografização como uma vertente para a pesquisa (auto)biográfica em educação musical.

 

Musicobiografização: prática automedial em educação musical.

 

Narrativas musicais como prática automedial para a sala de aula.

 

História de vida com as autobiografias musicais: contribuições de Maria Cecília Torres para o campo da educação musical.

Flávia Motoyama Narita

Social Engagement towards Artistic Citizenship in Music Teaching.

 

In search of a potentially humanising music education: Reflections on practices at two Brazilian universities.

 

Música em diálogos: reflexões para uma educação libertadora e humanizadora.

 

Popular Music Education as a Liberating Education.

Jéssica de Almeida

Formação do professor de música: contextos e interfaces.

 

Movimento (Auto)Biográfico da Educação Musical no Brasil: Avanços e Perspectivas.

 

GTE Educação Musical e Pesquisa (Auto)biográfica: análise de sua produção.

 

Epistemologia da formação em música: ponderações para sua constituição.

Marcus Vinicius Medeiros Pereira

 Um currículo para o cultivo do músico popular profissional: uma análise da proposta da Bituca - Universidade de Música Popular.

 

Práticas estruturadas pelo habitus conservatorial: analisando planos de aula de licenciandos em música.

 

Música como recurso ou como área de conhecimento: uma análise comparativa de atividades em materiais didáticos.

 

ESTÁGIO SUPERVISIONADO EM MÚSICA: decompondo a prática para tornar visível o conhecimento pedagógico.

Paulo Roberto Affonso Marins

Licenciatura em música a distância: o uso das TDIC como objeto.

 

A aprendizagem musical e o uso das TDIC em uma comunidade de prática: uma pesquisa em um coral comunitário.

 

Um estudo da aplicação do design instrucional na prática de conjunto EaD.

 

O ensino do contrabaixo elétrico por meio de aulas centradas na pessoa: uma pesquisa-ação com estudantes do curso de licenciatura em música da Universidade de Brasília.

Ricardo José Dourado Freire

DoMi-BEBÊ: instrumento de observação das expressões musicais de bebês e crianças pequenas em contextos de aprendizagem.

 

Articulações da memória no momento da performance musical.

 

Trio na International Society of Bassist 2023 World Convention.

 

Suite Modal para Clarineta e Piano.

 Sonia Marta Rodrigues Raymundo

Pesquisa em Performance Musical.

 

Performance Musical: o momento da realização.

 

Performance Musical na Pandemia: Relatos de Experiência.

 

Concentração na Performance Musical: conceitos e aplicações.