A Universidade de Brasília (UnB) foi inaugurada em 21 de abril de 1962. Atualmente, segundo os dados disponíveis em seu portal (disponível em https://www.unb.br/), a UnB possui 4 campi: Darcy Ribeiro no Plano Piloto; Campus de Planaltina (FUP) com vocação para ciências naturais e agrárias; Campus da Ceilândia (FCE) com vocação para saúde e Campus do Gama (FGA) com vocação para engenharias. Além desses espaços a UnB conta com a estrutura da Fazenda Água Limpa (FAL) a 28 km do Campus Darcy Ribeiro.

 

De acordo com os dados estatísticos da UnB (2022) <https://anuario2022.netlify.app>, a estrutura da UnB envolve, entre outros órgãos, 8 Decanatos,12 Institutos; 14 Faculdades, 53 Departamentos, 12 Centros de Pesquisa, 4 Centros de Ensino e Pesquisa e 36 Núcleos. Em 2019, a UnB contava com 150 cursos de graduação, 88 cursos de mestrado acadêmico e 04 de mestrado profissional, 69 cursos de doutorado e 13 de especialização. Ao todo, em 2018, a comunidade acadêmica era formada por 2.573 professores, 3.171 servidores técnico-administrativos, 39.610 alunos de graduação, 4336 de mestrado, 3171 de doutorado e 253 de residência médica.

 

A instituição oferece ainda ações complementares de ensino, pesquisa e extensão voltadas para o enriquecimento da formação acadêmica. Essas atividades são desenvolvidas em espaços institucionais como: laboratórios (cerca de 400), Hospital Universitário de Brasília, Biblioteca Central, Fazenda Água Limpa (com cerca de quatro mil hectares), Centro de Informática, UnB-TV, Editora UnB e Projetos de Extensão de Ação Contínua realizados em diferentes áreas do conhecimento.

 

Segundo seu Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) (disponível em http://www.unb.br), a missão da UnB é “produzir, integrar e divulgar conhecimento, formando cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável”. Nesse sentido, a UnB está comprometida com os seguintes valores: ética e respeito à diversidade; autonomia institucional com transparência e responsabilidade social; busca permanente de excelência; universalização do acesso; respeito à dignidade, à liberdade intelectual e às diferenças; preservação e valorização da vida.

 

As últimas gestões da UnB têm demonstrado forte interesse na ampliação e qualificação das atividades de pesquisa e pós-graduação na universidade. Recentemente o Decanato de Pesquisa e Pós-Graduação (antigo DPP) foi dividido nos Decanatos de Pós-Graduação (DPG) e Decanato de Pesquisa e Inovação (DPI), visando aprimorar os mecanismos institucionais de incentivo à pesquisa e a inovação e de apoio à Pós-Graduação, com o objetivo de tornar a UnB referência na área.

 

Com 150 cursos de pós-graduação strictu sensu em funcionamento, sendo 90 de mestrado (5.700 alunos) e 60 de doutorado (4.300 alunos), o anuário estatístico da UnB aponta em 2015 a homologação anual de mais de 1,2 mil dissertações e de 400 teses na Universidade. O anuário também quantifica parte da produção intelectual bibliográfica, técnica e artística da UnB, que ultrapassa 20 mil trabalhos no período e se encontra em franco crescimento. Na área de Artes, atualmente a UnB conta com cinco Programas de Pós-Graduação: o PPGAV, ligado ao Departamento de Artes Visuais (VIS); o PPGCEN, ligado ao Departamento de Artes Cênicas (CEN. Também há o PPGDESIGN, ligado ao Departamento de Desenho Industrial; o PROFARTES, mestrado profissionalizante que é interinstitucional e o PPGMUS, ligado ao Departamento de Música (MUS). O PPGAV, o PPGCEN e, recentemente, o PPGMUS também desenvolvem além de mestrado, o doutorado.

 

Atualmente, o Departamento de Música oferece quatro cursos de graduação: Bacharelado em Música, com 17 habilitações; Licenciatura em Música diurno; Licenciatura em Música noturno e Licenciatura em Música a distância em parceria com a Universidade Aberta - UAB/UnB.

 

A região Centro-Oeste é formada pelos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás e pelo Distrito Federal, todos com universidades federais – UFMT, UFMS, UFG e UnB -, que oferecem a graduação em música. Mencionamos, ainda, o Instituto Claretiano, com sede na cidade de Taguatinga/DF, que oferece curso de licenciatura em música a distância e a Universidade Católica que oferece licenciatura na modalidade complementação pedagógica.

 

O Programa de Pós-Graduação em Música da UnB foi criado em 2004. Foi o segundo Programa de Pós-Graduação em Música da região Centro-Oeste do Brasil, mas atualmente é o único Programa da região.

 

O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília com mestrado e doutorado acadêmico em Música é o que vem respondendo à demanda de formação e qualificação continuada e específica na região Centro-Oeste. Há um quantitativo considerável de egressos da Universidade de Brasília (UnB) e de demais IES desta região, bem como de outras regiões do país, principalmente, da região Norte e Nordeste do Brasil, que têm buscado se qualificar no PPGMUS-UnB. Em razão de Brasília estar localizada na região central do país e com fácil acesso pelas vias aéreas e terrestre, viabiliza-se de forma atraente para os estudantes a qualificação no PPGMUS da UnB.

 

Os cursos de Pós-Graduação em Música mais próximos encontram-se na região Sudeste do país, a 750km de distância, na Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e, aproximadamente, a 1.000km na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP); Universidade de São Paulo (USP); Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro (UNIRIO); Universidade Federal da Bahia (UFBA).

 

No campo das Artes, mais especificamente no campo da Música, pode-se verificar que o país ainda tem carência dessa expansão na área, principalmente, na região Centro-oeste onde hoje somos o único Programa de Pós-Graduação em Música.

 

Assim, considerando a busca dos professores e artistas do Distrito Federal, região Centro-Oeste, região Norte e demais regiões do país, por uma formação que amplie e aprofunde a qualificação em nível de pós-graduação, considera-se que a peculiaridade do PPGMUS, quanto à formação do corpo docente; às características das linhas de pesquisa e os tipos de abordagem; à localização estratégica que, por sua centralidade geográfica, gera uma demanda heterogênea quanto à origem dos candidatos e à diversidade temática das pesquisas. Conclui-se que o PPGMUS é relevante para a consolidação da área da Música e seu diálogo com outras áreas do conhecimento para o desenvolvimento humano e qualificação profissional no âmbito do Centro-Oeste e de outras regiões geográficas, impactando de forma positiva no âmbito social, cultural, educacional e econômico.

 

É de interesse do Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília agregar no quadro de seu corpo docente profissionais altamente qualificados de outras Instituições de Ensino Superior que já vem atuando de forma colaborativa e em grupos de pesquisa do PPGMUS.

 

Quanto aos Grupos de Pesquisas do PPGMUS-UnB, encontram-se certificados pelo CNPq os grupos coordenados pelos professores: Antenor Ferreira Correa; Beatriz Magalhães Castro; Delmary Vasconcelos de Abreu, Flávia Motoyama Narita, Flávio dos Santos Pereira, Paulo Roberto Affonso Marins. Estes grupos de pesquisa, por meio de seus líderes, têm intensificado dois movimentos que caracterizam o tipo de pesquisa realizada: 1) a nucleação, por intermédio do trabalho coletivo na pesquisa, associando diferentes pesquisadores do próprio programa e de outras instituições, que podem ser identificados no espelho de cada grupo no Diretório do CNPq. Esse trabalho coletivo voltado para uma política de nucleação tem permitido a divulgação qualificada por intermédio de trabalhos assinados por mais e um professor de outras IES; 2) a solidariedade, pelo trabalho com regiões menos favorecidas do país, como é o caso da região Norte. Durante o último quadriênio, o PPGMUS teve relações com instituições nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Maranhão, Pará e Tocantins. Essas conexões se configuram no estreitamento de eventos em que muitos egressos estão envolvidos, sendo que muitos deles hoje são docentes no ensino superior, ou ensino médio de Institutos Federais, bem como com os discentes que são destas regiões e participam dessas ações conjuntas. Na região Centro-Oeste, houve encontros regionais envolvendo instituições como Universidades e Institutos Federais de Goiás, Mato Grosso e Mato Grosso do Sul. Nesses encontros os docentes atuaram em cursos, palestras, workshops, masterclasses, dentre outras atividades. Por fim, identifica-se como indicadores de Solidariedade e Nucleação a coordenação e participação de docentes em projetos de extensão. Esses projetos estão expostos na página do PPGMUS-UnB.

 

No que se refere ao impacto profissional, o PPGMUS-UnB destaca sua contribuição para a formação de docentes em música, artistas, pesquisadores da área que atuam junto à comunidade em diversos contextos.

 

O PPGMUS-UnB tem contribuído substancialmente para desenvolvimento da área de Música na região Centro-Oeste, haja vista a inserção de nossos discentes e egressos em instituições de ensino públicas e privadas, nos mais diversos níveis educacionais; a participação de docentes e discentes em festivais e eventos na região; a reverberação das pesquisas realizadas no âmbito do PPGMUS-UnB e publicadas e livros e periódicos científicos, em instituições parceiras, entre outras. O PPGMUS-UnB vem se constituindo como um meio de formação continuada e de qualidade de professores da rede de Ensino Público do Distrito Federal a partir de pesquisas que envolvem fluidamente processos criativos e formativos em música.

 

Em se tratando do impacto profissional, fizemos um levantamento do perfil dos egressos para identificar a percepção da qualidade da formação do Programa e avaliar a contribuição para a formação de artistas, pesquisadores de arte ou docente em Artes, que atuem de modo significativo junto à comunidade de profissionais do setor, em consequência da formação obtida e do trabalho de pesquisa realizado e defendido, consolidado em trabalhos acadêmicos. Procurou- se auferir os reflexos na vida profissional do egresso das atividades acadêmicas desenvolvidas durante o seu vínculo com o Programa de Pós-Graduação. As respostas qualitativas dos egressos revelam que, para alguns que seguiram no doutorado em outras instituições, foi o caminho trilhado com segurança no PPGMUS que os estimularam a prosseguir na pesquisa. Porém, a maioria anseia por inserir-se no curso de doutorado no Programa, sendo esta a primeira opção de muitos egressos para continuar residindo na cidade de Brasília, seu entorno e região. Nas respostas dadas, os egressos reconhecem que as pesquisas voltadas para os seus contextos regionais fortalecem a atuação musical, dando maior visibilidade cultural para a região.