O Programa de Pós-Graduação em Música da Universidade de Brasília tem buscado desenvolver suas ações de internacionalização em consonância com Plano de Desenvolvimento Institucional – PDI da Universidade de Brasília <http://www.deg.unb.br/images/dtg/cil/legislacoes/Plano_de_Desenvolvimento_Institucional_2018-2022.pdf>.

 

Para evidenciar como o PPGMUS-UnB tem buscado a internacionalização, apresentamos algumas ações de docentes do Programa, quer sejam em projetos individuais ou em redes de Grupos de Pesquisa no Brasil e exterior.

 

Antenor Ferreira Correa é coordenador no Brasil do Projeto Intercultural Processes of Teaching and Learning em parceria com a pesquisadora Maria Westvall (Sweden). O Projeto é desenvolvido na área de Educação, com duas subáreas envolvidas: pedagogia e música. Como o principal objeto de estudo desta pesquisa são os “Processos interculturais de ensino-aprendizagem”, o projeto se enquadra no escopo geral da área da Educação e particulariza seu campo de ação, concentrando-se no processo de ensino-aprendizagem de música envolvido em diferentes contextos culturais. Esses processos abrangem os aspectos informais de aprendizagem específicos de cada grupo cultural e do ambiente social visitado. Este projeto consolida uma parceria entre a Escola de Música, Teatro e Arte da Universidade de Örebro (Suécia) e o Departamento de Música da Universidade de Brasília (Brasil). Esse esforço internacional se desenvolveu a partir de uma colaboração contínua entre as duas universidades em um programa de intercâmbio iniciado em 2011. Ambos os coordenadores Antenor Ferreira Correa e Maria Westvall colaboram e dão palestras nas universidades um do outro desde o início deste programa. A partir das experiências dessa colaboração, eles formaram essa nova proposta destinada a pesquisar sobre Educação Musical ligada à área de Etnomusicologia. O Projeto é financiado pela CAPES - Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Brasil) e STINT - Fundação Sueca de Cooperação Internacional em Pesquisa e Ensino Superior (Suécia), e está disponível em . Em relação à produção intelectual associada ao projeto Intercultural Processes of Teaching and Learning, podem ser citados 08 artigos, sendo 06 publicados no ano de 2019, os demais em 2018 e 2014. Também foram 04 produções em anais de evento científico, sendo um dentro do quadriênio 2017-2020.

 

Beatriz Magalhães Castro é Presidente da Associação Brasileira de Musicologia. Participou como representante do Brasil na conferência na RISM com o tema “Authority files of musical Works: perspectives in digital musicology”, realizada em Johannes Guttemberg-Universitat Mainz, Germany. Essa participação resulta de uma estreita relação que vem sendo construída ao longo dos anos, como apontam os relatórios anteriores: 1) Presidente da seção Brasileira da International Association of Music Libraries, Archives and Documentation Centres (IAML); 2) Representação Brasileira nas reuniões técnicas, grupos temáticos, seções profissionais, comitês, entre outros; 3) Coordenadora Nacional do Comitê RILM-BRASIL, vinculado ao “Répertoire International de la Littérature Musicale » - Barry S. Brook Center for Music Research and Documentation, Graduate Center, City University of New York (CUNY), sediado em Nova Iorque, EUA; 4) Representação Brasileira na elaboração de bibliografia especializada em música brasileira, difusão da produção intelectual brasileira em música (disponível em: http://www.rilm.org/globalNetwork/Brazil.php); 5) Coordenadora-membro do grupo RISM-Brasil, vinculado ao International Inventory of Musical Sources - Internationales Quellenlexikon der Musik (RISM), sediado em Frankfurt, Alemanha.; 6) Representação Brasileira na consolidação de inventários internacionais de música (disponível em: http://www.rism.info/en/workgroups/brazil-universities-of-bahia-brasilia-campinas-minas-gerais/home.html); 7) Coordenadora do Grupo RIdIM-DF, vinculado ao Repertório Brasileiro de Iconografia Musical (RBIM) e ao Répertoire International d'Iconographie Musicale (RIdIM), sediado em Zurique, Suiça; 8) Representação Brasileira no estudo e inventariação de fontes musicais iconográficas; 9) Presidente do Programme Committee da Conferência Internacional da Associação Internacional RIdIM na Ohio State University, Columbus.

 

Delmary Vasconcelos de Abreu integra a diretoria da Associação Brasileira de Pesquisa (Auto)Biográfica. O Congresso Internacional de Pesquisa (Auto)Biográfica (CIPA) é um fórum internacional de debates na área de humanas, ciências sociais e artes sobre pesquisas realizadas com narrativas biográficas e autobiográficas, abordadas enquanto disposição humana para narrar a vida, como método de pesquisa qualitativa e dispositivos de pesquisa- formação. O trabalho colaborativo em rede resulta em aberturas propiciadas pelo CIPA e as redes de pesquisa que ele congrega e promove. Atualmente a docente integra a comissão organizadora do CIPA. Nessas comissões? promove-se um intenso diálogo com pesquisadores de instituições internacionais, com destaque para a parceria com Daniel Hugo Suarez da Universidad de Buenos Aires – Argentina.

 

Marcus Vinicius Medeiros Pereira é Membro Associado do "LCT Centre for Knowledge Building", da Escola de Ciências Sociais e Políticas - Faculdade de Artes e Ciências Sociais da Universidade de Sidney. O grupo é chefiado pelo professor Dr. Karl Maton. Um resultado desta participação é a publicação, na Revista Intermeio - UFMS, da tradução de um texto do Prof. Maton a respeito do pensamento de Pierre Bourdieu. Como presidente da Associação Brasileira de Educação Musical participou de comissões da International Society for Music Education - ISME. À frente da organização do XXIV Congresso da ABEM, realizado em Campo Grande/MS, região Centro Oeste, organizou a vinda de dois convidados internacionais para a conferência: Emily Akuno, presidente da ISME, e o pesquisador canadense Paul Woodford. Tal evento teve aproximação com o PPGMUS-UnB, por ter sido realizado na região Centro Oeste, possibilitando maior integração com pesquisadores e estudantes da graduação e da pós-graduação em música da UnB. Atualmente o docente participa de uma rede de grupos de pesquisas na África do Sul, formado por pesquisadores de diversos países e continentes. Recentemente participou, junto ao LCT Centre e o LCT Wits Hub, da organização de uma conferência que envolveu 40 países, a LCT3.5. Além de ter integrado a programação internacional, que contou com 65 horas ininterruptas de atividades, coordenou a programação do LCT Brazil, grupo regional que o docente lidera. Atualmente, suas pesquisas envolvem a Teoria dos Códigos de Legitimação (LCT), que tem sido a temática das discussões de seu grupo de pesquisa

 

Tatiana Olivieri Catanzaro tem como características da sua inserção internacional as atividades de pesquisadora e de compositora. Fez o seu doutorado em Musicologia na França, participando, desde então, como pesquisadora colaboradora em grupo de pesquisa francês e que tem como parceiro internacional na França o Institut de Recherche et Coordination Acoustique-Musique (IRCAM). Dessa relação, vários projetos têm sido desenvolvidos como a Semana de palestras com o musicólogo francês François Delalande. Com composições premiadas, suas obras foram executadas por músicos norte-americanos. A organização e o financiamento do concerto ficaram por conta da equipe do Middlebury College. O concerto gerou um programa impresso e foi aberto aos estudantes e ao público em geral, com divulgação pela internet (http://www.middlebury.edu/arts/news/2018-2019-events-nodes/april/node/581148). Páginas sobre o trabalho da Profa. Dra. Tatiana Catanzaro no exterior: Organização norte-americana New Music USA: (https://www.newmusicusa.org/profile/tatianacatanzaro/); Editora Francesa Babel Scores (https://www.babelscores.com/fr/TatianaCatanzaro); Página do mais prestigiado crítico musical dos Estados Unidos na área de música contemporânea, Alex Ross (https://www.therestisnoise.com/2015/07/a-tatiana-catanzaro- moment.html).

 

Flávio Santos Pereira e Tatiana Catanzaro, docentes permanentes do PPGMUS-UnB, são, respectivamente, líder e vice-líder do Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ciências e Tecnologias da Música e do Som. Além da UnB, o Grupo é formado por pesquisadores das instituições UFMG, UNICAMP, UFRB, IRCAM e UFG. Integra também o grupo o pesquisador Mikhail Malt - doutor em Música e Musicologia pela Universidade Sorbonne Paris Cité (2000) -,que coordena atualmente o RIM charge de enseignement (RIMce) do Institut de Recherches et Coordination Acoustique/Musique (IRCAM), conferindo ao grupo inserção internacional.

 

Paulo Roberto Affonso Marins é membro das seguintes associações e sociedades científicas internacionais: ISME – International Society for Music Education; AES – Audio Engineering Society; ATMI – Association for Technology in Music Instruction; SEMPRE – Society for Education Music and Psychology Research, e IIIS – International Institute of Informatics and Systemics. O pesquisador também já atuou como professor visitante na Universidade de Örebro (Suécia) no âmbito do projeto de intercâmbio entre a Universidade sueca e a UnB, como também fez estágio pós-doutoral e atuou como Visiting Scholar na Universidade de Nova York (EUA).

 

Matthias Lewy é membro da direção da Sociedade Suíça de Etnomusicologia. Representou o Departamento de Música da UNB em vários congressos etnomusicológicos, tais como a reunião anual da Society for Ethnomusicology em Washington D.C. (EUA) em 2016 (prémio de viagem, https://www.ethnomusicology.org/page/Prizes_AnMeetTrav/Annual-Meeting-Travel-Fund---International-Awards.htm). Comunica os resultados da sua investigação sobre a música indígena do Brasil e da Venezuela, em colaboração com os povos indígenas, em vários museus na Alemanha e na Suíça. Estas incluem instalações sonoras no Ethnographisches Museum Berlin (2013-2014), no Grassi Museum Leipzig (2019) e no Musée d'ethnographie de Genève (2015-2017: Le chamane et la pensée de la forêt). É atualmente o coordenador de uma exposição de colaboração com os indígenas Pemon e Shipibo Konibo no Humboldt Forum Berlin, intitulada "Sounding Amazonia in the Museum". A base da exposição é um conceito centrado no som, com participação cultural dos habitantes da Amazônia, centrado na abordagem de curadoria inter-culturalmente sensível e colonialista-crítica. Colabora, também, na exposição Amazônia (Sebastião Salgado, Jean-Michel Jarre) no Cite de Musique - Philharmonie Paris/França (https://philharmoniedeparis.fr/sites/default/files/2021-08/Dossier-pedagogique_AMAZONIA-7juillet.pdf). Publicou mais de 50 trabalhos, incluindo artigos, contribuições em livros e CDs em vários países e línguas, tais como alemão, inglês, espanhol e português. Os artigos individuais também foram traduzidos para o chinês.

 

Os intercâmbios Internacionais do Programa têm se desenvolvido a partir de ações específicas do Programa, assim como das atividades dos grupos e projetos de pesquisa cujo impacto e resultados são descritos a seguir.

 

Beatriz Magalhães Castro foi eleita em 2017 membro da Comission Mixte do Répertoire International des Souces Musicales (RISM), como representante indicada pela Associação Internacional de Bibliotecas, Arquivos e Centros de Documentação da Música (IAML), primeiro latino-americano a receber tal distinção. A representação da docente nesta comissão é fruto do seu trabalho no âmbito brasileiro e latino-americano, na consolidação dos grupos RILM-Brasil (http://www.rism.info/index.php?id=128). Como resultados, foram criadas bases brasileiras (RISM e RIdIM), assim como a alimentação e atualização diretamente nas bases internacionais. Pariticipam desta iniciativa os orientandos de mestrado e alunos de Iniciação Científica, sob a égide do seu Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPq.

 

Antenor Ferreira Correa mantém, por meio do projeto Intercultural Processes of Teaching and Learning em parceria com a pesquisadora Maria Westvall (Sweden), ações de intercâmbio com a Universidade de Örebro (Suécia). Este projeto consolidou uma parceria entre Universidade de Örebro (Suécia) e o Departamento de Música da Universidade de Brasília (Brasil). Em relação a produção intelectual associada ao projeto Intercultural Processes of Teaching and Learning, além das produções bibliográficas já indicadas anteriormente, esta incluída produção artística com o CD Ethno in Concert, gravado em Râttivik, Suécia, mixado e masterizado no estúdio da Universidade de Örebro.

 

Flávio Santos Pereira e Sérgio Nogueira Mendes foram responsáveis pela organização da atividade de extensão Seminários em Composição e Estruturação Musical. A atividade de extensão contou com a participação do professor Christopher Bochmann, catedrático da Universidade de Évora. A vinda do professor Christopher Bochmann deu-se com o amparo do Acordo Geral entre a Universidade de Brasília e a Universidade de Évora (disponível em https://www.int.unb.br/br/parcerias-internacionais/parceiros-atuais/277-universidade-de-evora). Amparado no mesmo Acordo Geral, o professor Sérgio Nogueira Mendes desenvolveu atividades na Universidade de Évora e fez a apresentação da obra Micrologus I a VI com o Grupo de Música Contemporânea . O professor Christopher Bochmann, nas atividades em nível de Graduação, criou o grupo de música contemporânea denominado Ensemble Bochmann, nos moldes de grupos semelhantes criados desde 2006 na Universidade de Évora e, ainda antes, na Escola Superior de Música de Lisboa.

 

Tatiana Oliviere Catanzaro desenvolve projetos com pesquisadores colaboradores em seu grupo de pesquisa, bem como é membro de um grupo de pesquisa na França. Dessa relação com a França, a docente vem promovendo intercâmbios por meio de ações de pesquisa, ensino e extensão. No ano de 2019, a docente promoveu uma semana de palestras com o musicólogo francês François Delalande, em evento também acessível aos alunos da graduação e público externo. Em ação que envolveu o PEAC Entrelinhas: "[Musico_Lógica]", "CTSM: Ciências e tecnologias do som e da música", viabilizada em workshop prático de ensino de música contemporânea para crianças e adolescentes, voltado preferencialmente para professores, o musicólogo francês François Delalande ministrou três dias de palestras e workshop no Departamento de Música da UnB. Sob a coordenação da docente Tatiana Catanzaro, Delalande contribuiu na criação e implementação de um curso de criação musical para pré-adolescentes no Departamento de Música da UnB, a partir de programas de computação voltados para a criação de música eletroacústica.

 

Paulo Roberto Affonso Marins é coordenador do grupo de pesquisa certificado pelo CNPQ “As Tecnologias da Informação e Comunicação nos Processos de Formação Musical”. Dentre os intercâmbios internacionais do referido grupo destaca-se a parceria com o MusEDLab NYU Music Experience and Design Lab da Universidade de Nova York – EUA, que é liderado pelo pesquisador Alex Ruthmann. O docente realizou estudos pós-doutorais no referido grupo atuando como visiting scholar naquela instituição (https://musedlab.org/people). O docente também está iniciando uma parceria com o pesquisador José Luiz Aróstegui da Universidade de Granada na Espanha com vistas a investigar o uso das TIC nas aulas de música em escolas de ensino fundamental, no intuito de fazer uma comparação das realidades brasileira e espanhola.