O PPGMUS-UnB estabeleceu em seu plano de melhorias dos indicadores acadêmicos os seguintes objetivos, ações e metas para o quadriênio 2021-2024.

 

Inclui-se neste planejamento estratégico as ações desenvolvidas com a apresentação de um estudo contendo indicadores de autoavaliação, principalmente àqueles relacionados aos impactos na sociedade (áreas de atuação do egresso, empregabilidade no setor formal, rendimentos dos recém-formados, rendimento dos egressos com mais de cinco anos de atuação no mercado e localização geográfica).

 

O planejamento estratégico do PPG está em consonância com o Plano de Desenvolvimento Institucional (PDI) 2018-2022 da Universidade de Brasília, com o Projeto Político-Pedagógico da instituição e com as diretrizes e metas do Plano Nacional de Educação (PNE) e do Sistema Nacional de Pós-Graduação, bem como com as fichas de avaliação do quadriênio anterior e com o Documento de Área da CAPES.

 

Em conjunto com o Decanato de Pós-Graduação (DPG), o PPG busca permanentemente atender os objetivos expressos no PDI da instituição, cada qual contando com indicadores, metas e cálculos próprios. Os objetivos são:

  1. proporcionar a inclusão de alunos e docentes na pesquisa;

  2. fomentar políticas para a melhoria da qualidade da produção dos PPGs;

  3. fomentar a eficiência na formação discente;

  4. fomentar a expansão dos PPGs;

  5. descentralizar processos; e

  6. fomentar a internacionalização dos PPGs.

 

Anualmente é produzido um relatório que mede o cumprimento das metas estabelecidas.

 

No estabelecimento de um plano de metas e ações, estamos primando para atingir os objetivos delineados, de acordo com o perfil, missão e identidade do PPGMUS-UnB que estão claramente expressos no escopo do relatório sucupira de 2020 e também no de meio termo 2021-2022. Para o desenvolvimento do Programa de Pós-Graduação em Música iniciamos e executamos algumas das seguintes ações.

 

  1. Identificamos que o PPGMUS-UnB tem como missão e identidade uma referência com inserção voltada ao nível local, regional e nacional, com destaque para atender a demanda oriunda da região Norte do país. Essas ações estão sendo consolidadas no acompanhamento de egressos, redes de pesquisa, seleção de discentes provenientes, principalmente, dos estados do Centro-Oeste e outros como Amapá, Tocantins, Pará e Amazonas. Isso é possível constatar na periodicidade de ingressos de estudantes. Em 2020 e 2021 estendemos o foco para alunos estrangeiros abrindo edital de seleção e homologação de uma discente oriunda da Suécia, país este que tivemos convênio e ainda uma interlocução com grupos de pesquisa e produção relevante do docente Antenor Ferreira Correa. No ano de 2021 tivemos dois discentes estrangeiros aprovados, um da Colômbia e outra do Peru, ampliando assim nossas ações com a América Latina. No ano de 2023 foi aprovado um discente de Moçambique na África.

  2. No plano de metas identificamos que 60% do NDP possui qualificação em nível de pós-doutorado. Há um planejamento para que os demais docentes possam se qualificar antes, ou no período da implementação do curso de doutorado no PPGMUS-UnB.

  3. Estamos trabalhando para a expansão dos recursos humanos, no que se refere ao credenciamento de docentes. Uma das políticas implementadas é uma maior aproximação com docentes do Departamento de Música, que já possuem pós-doutorado. Esses profissionais têm sido convidados para ministrar algumas aulas nas disciplinas em curso e também na orientação individual para elaboração de projetos de pesquisa que dialoguem com os objetivos do PPGMUS no que se refere à Identidade, Missão e Impactos na região Centro-Oeste. Também estamos expandindo ações nesse sentido, dialogando com outros profissionais com formação na área de música, mas que atuam em outros programas de pós-graduação da UnB, como Antropologia e Educação.

  4. Com relação ao fortalecimento dos Grupos de Pesquisas e suas redes nacional e internacional, a maioria dos docentes participam de seminários, ciclos de palestras ou apresentações artísticas. Outra meta planejada foi a redução do número de vagas que estava, de certa forma, inflacionando o programa. Ocorre que ao reduzir o número de vagas de 25 para 15 temos condições de abrir as 08 vagas previstas para o curso de doutorado com o mesmo número de docentes do quadro permanente do PPGMUS-UnB.