O Programa usufrui de estruturas compartilhadas instaladas no Departamento de Música, como os Laboratórios de Eletroacústica e de Gravação, além de estruturas externas ao Departamento como o Centro de Desenvolvimento Tecnológico (CDT), os Auditórios da FIOCRUZ e do Instituto de Biologia, Adunb, Anfi9 – que possui um piano e disponível para ensaios dos coros da UnB e de professores e pesquisadores do PPGMUS –, entre outros.

 

sala de professores 1

Sala para docentes

 

sala de professores 2

Sala para docentes

 

sec do ppg 1

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Música

 

sec do ppg 2

Secretaria do Programa de Pós-Graduação em Música

 

sala ppg

Sala de aula do Programa de Pós-Graduação em Música

 

estdio

Estúdio de Gravação

 

Laboratório do Estúdio de Gravação

Este Laboratório constitui uma das primeiras estruturas instaladas no Departamento de Música, e hoje atende às mais diversas demandas da Pós-Graduação, incluindo disciplinas, atividades práticas e projetos de pesquisa dos docentes e discentes, assim como o tratamento de resultados de pesquisa de campo auxiliando na elaboração de produtos de pesquisa diversos.

 

Laboratório de Pesquisa em Arte Computacional

O Media Lab-UnB integra o Media Lab-BR, uma rede composta por três universidades - UFG, UnB e UNIFESSPA. A rede Media Lab/BR se dedica à pesquisa, desenvolvimento e inovação em mídias interativas, com forte atuação cultural, social e artística, gerando impacto de desenvolvimento humano e científico. (site: http://medialab.unb.br/).

 


Laboratórios do Programa

 

Os Laboratórios específicos do Programa se consolidam principalmente por meio dos Grupos e/ou Projetos de Pesquisa, vinculados às respectivas Linhas de Pesquisa, obtendo financiamento a partir de suas ações.

 

LINHA A – Processos de Criação em Música

 

Laboratório de Musicologia

Atende aos projetos vinculados ao Grupo de Pesquisa, registrado no CNPq e certificado pela instituição. Música brasileira: texto, contexto, práticas e modos de difusão e o projeto Musicologia crítica e os processos de mediação música e sociedade e Tecnologias de Informação e Comunicação em Música e respectivos subprojetos no âmbito da Pós-Graduação. O grupo inclui pesquisadores da UFBA e USP, além de integrar o plano internacional com os projetos das bases RISM, RILM e RIdIM. Atende ainda aos projetos de Iniciação Científica (ProIC-UnB).

 

Laboratório Interdisciplinar de Estudos Sonoros

O Laboratório funciona no Estúdio de Música do Departamento de Música da UnB. Este laboratório está ligado ao Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Ciências e Tecnologias da Música e do Som. As instituições parceiras são: Escola de Música de Brasília;

 

Instituto de Artes da Unicamp; Faculdade de Engenharia Elétrica e Computação da Unicamp; Centro de Cultura, Linguagens e Tecnologias aplicadas da UFRB e como parceiro internacional na França, o Institut de Recherche et Coordination Acoustique-Musique (IRCAM). As pesquisas são desenvolvidas na linha de Processos de Criação em Música, em colaboração com outros docentes do PPGMUS-UnB, como Flávio dos Santos Pereira, Sérgio Nogueira Mendes e Tatiana Olivieri Catanzaro.

 

LINHA B – Processos de Formação em Música

 

Laboratório de Aprendizagem em Teclados

Atende a disciplinas e projetos de pesquisa da Pós-Graduação. Os equipamentos e recursos disponíveis são: piano digital Clavinova; 10 teclados Yamaha: 10 Fones de Ouvido; Aparelho de Som Toshiba SL-13CD; 2 Caixas de som gradiente SG.2; HP LASER JET4; Mesa com 8 canais, marca Ciclotron - Modelo MX 58; Mixer Roland A-880; 9 Sintetizadores Roland XP-10; Teclado Roland XP-50; e respectivos Suportes para Teclado, baquetas e estantes para teclados.

 

Laboratório de Performance

O laboratório conta com dois pianos de 1/4 de cauda Yamaha e recursos de gravação de áudio e vídeo fornecidos pelo estúdio do Departamento de Música da UnB. Os produtos ligados ao laboratório, diretamente ligados ao PPGMUS-UnB, são os recitais de mestrado. Equipamentos e recursos disponíveis: 2 computadores e monitores de 17; 1 impressora a laser; 1 notebook; 1 DVD portátil; câmera fotográfica semiprofissional FUJIFILM, modelo SL 300; 2 filmadoras Sony digitais em HDD; Aparelho de Som Toshiba SL-13CD.

 


Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE)

A Biblioteca Central da Universidade de Brasília (BCE) é o órgão da Universidade de Brasília responsável pelo provimento de informações às atividades de Ensino, Pesquisa e Extensão da Universidade. Dispõe ainda de recursos e serviços atualizados de gestão e acesso à informação especialmente aqueles desenvolvidos em sistemas abertos (Open Archives) disseminados pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT). Para além do acervo geral, dispõe de recursos digitais por meio de Bibliotecas Digitais, Bases de Dados, Portal de Periódicos da UnB, e Serviços especializados.

 

A Biblioteca Central da UnB tem aproximadamente 1,5 milhão de volumes entre livros, periódicos e outros organizados da seguinte forma:

 

  • Acervo geral - composto por livros, folhetos, teses e dissertações;

  • Coleções especiais - acervo composto por livros da editora da UnB, produção cientifica da universidade, publicações de organismos internacionais e materiais especiais;

  • Mapoteca - acervo de mapas cartográficos;

  • Multimeios - acervo de materias multimedia;

  • Obras raras - composto por livros, folhetos, periódicos, entre outros documentos de valor histórico;

  • Periódicos - acervo de revistas que possui cerca de 3.700 títulos;

  • Referência - acervo composto por materiais de consulta rápida, como dicionários, enciclopédias, entre outros.

 

Na área de música, o acervo da BCE possui mais de 6 mil títulos entre livros, periódicos, CDs, DVDs e partituras. De acordo com informações da BCE, dentre esse montante, cerca de 2 mil são de livros da área.

 

Base de dados de acesso livre: Bases de Dados de Pesquisa Agropecuária (BDPA-Embrapa), Biblioteca Virtual em Medicina Veterinária e Zootecnia, BVS-PSI, BVS-PSI, EDUBASE, ERIC, LILACS, MedLin, MedLin, NDLTD - Networked Digital Library of Theses and Dissertations, SciELO. Base de dados de acesso restrito: CAPES.periódicos, Factiva.com, Geoscience World, JSTOR, Lyellcollectio, Base de Dados Micropaleontology Press, Base de Dados Oxford Scholarship Online, Palgrave Dictionary of Economics, PROQUEST, Base de Dados PQBiology Journals, Scifinder Scholar, Uptodate. Ela conta ainda com os seguintes convênios: IBICT – COMUT ON LINE; BIREME; LIGDOC.

 

Bibliotecas Digitais: Biblioteca Digital de Monografias (BDM); Repositório Institucional; Repositório de Objetos Digitais de Aprendizagem (RODA); Livros Eletrônicos da UnB (LE-UnB); Biblioteca Digital e Sonora (BDS); desenvolvida em 2008 pelo Programa de Apoio às Pessoas com Necessidades Especiais da UnB (PPNE) e pela Biblioteca Central, a Biblioteca Digital e Sonora visa atender às demandas de informação aos deficientes visuais de toda a comunidade disponibilizando, gratuitamente, textos adaptados em formato digital (HTML, PDF e WORD) e sonoro (MP3) por meio do acesso on-line.

 

As Bases de Dados possuem duas tipologias: Bases de Acesso Livre, Bases de Acesso Restrito. As Bases de Acesso Livre estão disponíveis nacional e internacionalmente, já as Bases de Acesso Restrito só podem ser acessadas com autenticação no domínio unb.br possibilitado por usuários de e-mails institucionais (@unb.br).

 

1. CAPES - PORTAL CAPES PERIÓDICOS: a) JSTOR; b) RILM/RIPM; c) Oxford Scholarship Online. 2. JSTOR; 3. Oxford Scholarship Online; 4. EBRARY Academic Complete; 5. ABNT Coleção; 6. LexisNexisAcademic; 7. PROQUEST; 8. Bases de outras áreas como Uptodate, Factiva.com, Geoscience World, Lyellcollection.

 

Portal de Periódicos da UnB: O Portal utiliza o Sistema Eletrônico de Editoração de Revistas (SEER), baseado no software Open Journal Systems (OJS), desenvolvido pelo Public Knowledge Project (PKP) da Universidade de British Columbia no Canadá, foi traduzido e customizado pelo Instituto Brasileiro de Informação em Ciência e Tecnologia (IBICT).